Dentro dos inúmeros fenômenos naturais com os quais nos deparamos como planeta, existem alguns que podem passar despercebidos para a maioria, mas que são verdadeiras dores de cabeça para empresas de tecnologia e comunicação. Um deles são as interferências solares.
As interferências solares são ondas de radiação solar que, dependendo da época do ano, se tornam mais intensas em determinados períodos de tempo. Isso acontece duas vezes por ano, entre meados de março e meados de setembro, quando o polo norte e o polo sul estão à mesma distância do sol. Esse fenômeno é chamado de Equinócio.
Isso afeta diretamente os satélites em órbita que transmitem diferentes sinais de comunicação, incluindo canais de televisão. A Zapping recebe seus vários canais de um satélite. Quando ocorre o mencionado Equinócio, os sinais de televisão podem apresentar algum tipo de interrupção, seja temporária (a imagem fica pixelada) ou total (ficamos sem sinal). Isso pode afetar um ou vários canais ao mesmo tempo. Geralmente, esse tipo de problema não dura mais do que 20 minutos.
Isso não é um problema exclusivo da Zapping, afeta todos os serviços de TV por assinatura que recebem seus sinais via satélite, tá?
Nada, nadinha, nadinha de nada
Nem a Zapping nem vocês, Zappiners, podem fazer algo para evitar isso. Isso está além de nossos poderes terrestres, e simplesmente temos que deixar acontecer, esperando que seja resolvido o mais rápido possível e que o astro-rei pare de lançar seus raios lasers. Uma recomendação é sintonizar outro canal da sua grade da Zapping enquanto o sol deixa o satélite em paz e tudo volta ao normal. ☀️🪐😉